CICLOS

 Atualmente a palavra ciclo está sendo utilizada até para mais um ano de vida, quando a pessoa está fazendo aniversário, ou seja, mais um ano de vida, desejam para ela não mais feliz aniversário, mas sim feliz novo ciclo, ou que esse novo ciclo..., enfim, a palavra ciclo faz parte da nova maneira de expressarem o antigo feliz aniversário. Está errado? Claro que não, porque afinal, o próximo ano, até chegar ao próximo aniversário, será um ciclo de um ano, 365 dias que terá para fazer, realizar, concretizar, planejar o que vai ser, o que vai querer, o que vai fazer. Terá um ano todo para tudo isso.

E onde está o ciclo? Pra mim, considero como ciclo de vida, um período pelo qual passamos, e isso não se dá todos os anos, portanto, desejar feliz novo ciclo, que nesse novo ciclo consigas isso e aquilo, é um tanto demais. Sabemos que para realizarmos qualquer coisas que seja, há necessidade de um certo tempo, às vezes curto mas a maioria das vezes muito longo, daí sim podemos dizer e citar o tal ciclo de vida. 

Ciclo de vida, no meu ponto de vista, deixo sempre bem claro isso, refere-se às etapas - etapas são ciclos - da vida as quais passamos desde que nascemos. Então, temos GESTAÇÃO, BEBÊ, INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, ADULTO e VELHICE. E em cada uma dessas etapas são considerados um certo tempo para que seja realizado.

O ciclo da Gestação é de 9 meses, onde o feto se transforma a cada semana até chegar no ponto de enfrentar a vida aqui fora, pois lá dentro está guardado e resguardado pela mulher que o está gerando, sua mãe, sua família. 

O ciclo de ser Bebê, pra mim, é do nascimento até os 3 anos - quando eles começam a perder a inocência e começam a ser espertos se adaptando e aderindo às malandragens e vivências, linguajar, postura, do ambiente em que vivem. São como esponja, sugam tudo que está à sua volta, e muitos adultos nem percebem isso.

O ciclo da Infância começa aos 3 anos e vai até os 7 anos, onde, ainda tem, algumas crianças, a inocência necessária para que se possa dizer e chamar de infantil, criança, com seus pensamentos alheios a qualquer coisa que possa estar passando a seu redor, embora, saibamos que muitas crianças já estão a par de assuntos que deveriam passar longe de seu conhecimento ou de suas mentes, pois ainda não tem condições de assimilar e raciocinar da maneira como deve ser. E assim vão surgindo os problemas sociais, os problemas que necessitam de acompanhamento de um terapeuta para conseguir situar a criança em seu espaço social, dentro de seu CICLO de vida. Obvio que não devemos criar a criança numa bolha de vidro, numa redoma, ela tem que vivenciar o que a vida lhe proporcionará, mas com certa moderação.

O ciclo Adolescência começa, então, aos 7 anos e vai até os 18, embora saibamos que com toda essa evolução tecnológica e o acesso irrestrito que a gurizada tem alcance e descobre o que, há alguns anos atrás só sabíamos se alguém nos contasse, relatasse conforme a maneira, muitas vezes errôneas, preconceituosamente e até com pouco conhecimento sobre o assunto mas era a maneira como sabiam e repassavam - aos poucos foi se sabendo que muitas coisas não era nada daquilo que nos disseram, e agora, como mudar? - então, aos 13 ou 14 anos eles já estão a par de todas as coisas boas e ruins da vida, coisas do bem e do mal, coisas felizes e coisas tristes, podendo ser consideradas já adultas, mas a maioria ainda não tem maturidade emocional nem intelectual que se possa chamar de adulto, por isso ainda se mantém, na minha maneira de pensar, como adolescente. 

O ciclo Adulto começa aos 18 anos e vai até os 60 (não tenho certeza, mas me parece que era essa a idade), que é o período de tempo onde as pessoas estão em sua total e absoluta capacidade mental, intelectual, física e social de se manter, saber lidar e enfrentar diante pessoas, família, trabalho, escola e todas mazelas que surgem dessa convivência que todos nós nos submetemos e sabemos muito bem que devemos enfrentar, pois o ser humano sabe ser cruel por querer ser, não precisa nem dizer que é criação ou tantas desculpas que se dá para as crueldades acometidas pelas pessoas com outras de seu mesmo reino animal racional. 

No ciclo adulto, ou etapa adulta é que as pessoas chegam ao seu máximo de suas potencialidades, onde buscam ser alguém, lutam para conseguirem seus lugares nos ambientes os quais começam a delinear desde sua tenra idade, já na fase infância, e assim na etapa adulta desenvolve com todo seu potencial  intelectual, física e mental, aplicando tudo que aprendeu em casa, nas escolas, faculdades e todo tipo de ambiente educacional e social, na expectativa de ser alguém, e cumprir sua missão, em um trabalho digno e de acordo com suas aptidões - nem todos conseguem isso - buscando sempre um salário digno para suportar toda a gama de inquietudes e pensamentos em ser alguém e conseguir tudo o que for de melhor para si, no sentido material, principalmente, tal como carro, casa e todo conforto necessário para se dizer digno, e se vangloriar que obteve sucesso na vida. Como consequência desse sucesso vem a tiracolo e quase caindo em seu colo, uma bela mulher, um belo homem, dos seus sonhos desde a adolescência para dizer ser seu - não adianta, o tempo pode mudar, algumas pessoas questionarem e dizerem que não, mas é a mais pura verdade, todos querem ter alguém para chamar de seu - e assim constituir sua família, com filhos e tudo o que vem a seguir. A família não é um ciclo, é uma etapa do ciclo adulto.

O ciclo final é o da Velhice, que vai dos 60 até o fim da vida, quando chega ao final de todos os ciclos somados, que é a morte. Se não me engano a expectativa de vida no Brasil está em 72 anos, ou seja, as pessoas estão chegando aos 72 anos em total e absoluta condições de viverem uma vida digna como se fossem ainda do ciclo de adultos. Sabemos que até podemos estar em condições físicas, mentais e intelectuais mas não adianta, não somos - digo somos porque estou com 65 quase 66 - tratados em todas as instâncias da vida, principalmente no mercado de trabalho, como concorrentes dignos, de igual para igual, pois somos discriminados, pois ainda há, aquele pensamento que depois dos 50 a pessoa já começa a ficar gagá, intolerante, rabugento, pensamento lento, arraigado a coisas que não abre mão, ranzinza e assim perdendo as oportunidades de continuar com sua vida de pleno e total vigor, produzindo tão bem quanto qualquer pessoa mais jovem. Infelizmente tem esse preconceito e discriminação, por mais que digam não haver, tem sim.

Realmente concordo que já não temos a mesma disposição. O corpo foi se deformando, transformando, não temos os mesmos movimentos ágeis de antes. Os pensamentos são mais lerdos, demorados, mas continuam funcionando , no seu tempo. E tudo isso e muito mais que nem citei, colaboram e influenciam fortemente na hora de decidir entre uma pessoa da idade adulta e outro na velhice. Em qualquer tipo de disputa que seja, principalmente no trabalho.

Esses ciclos citados pode-se atribuir a qualquer tipo de vida existente na face da terra. No reino animal os ciclos são os mesmos, iguais. Se ainda não parou para pensar, pode observar e verás que é a mesma coisa, tanto nos ovíparos quanto nos mamíferos. No vegetais idem, não tem diferença alguma.

Então os ciclos, não são privilégios dos homens, seres humanos, mas de todo ser vivo aqui na terra, e, quem sabe, pelo universo imenso lá fora.

Levando em consideração todos esses ciclos e esses comentários de cada um, posso concluir, que não está certo dizermos e desejarmos FELICIDADES NESSE NOVO CICLO, pois não é um ciclo e sim um período de tempo que muitas coisas vão acontecer, dentro do ciclo que está vivendo no momento.

Qual teu ciclo? Como te sentes no teu ciclo? Concordas com o que eu penso e escrevi aqui? Gostaria muito que me dissessem algo. Te espero com teu comentário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRIDA PELA SOBREVIVÊNCIA

TRAIÇÃO

EVENTO