NEBLINA

 Ontem, dia 24/04/24, assistindo a série The Good Doctor, algum dos personagens na sua fala pronuncia a palavra NEBLINA, não lembro (não anotei a fala, apenas a palavra neblina para não esquecer de escrever sobre ela) e logo me acendeu aquela luz, o insight, e disse 'gostei desta palavra' e repeti várias vezes e tratei de anotar, e como já estava com o Blog aberto, digitei a palavra, mas, só agora que consegui sentar para escrever sobre NEBLINA. Não sei, sinceramente, o que vai sair, o que vou escrever, mas meus neurônios já estão borbulhando lá dentro da minha cabeça, meus pensamentos já estão se concatenando (se é que isso seja possível!), e a louça que espere, pois agora vou me neblinar.

Quando o sininho tocou ao escutar a palavra neblina, logo imaginei, além da névoa normal que paira sobre todo espaço à nossa volta quando há um frio e um estado chuvoso, mas também, e principalmente, no meu momento de pensamento, como nossa vida pode estar enevoada, com muita neblina, nos impossibilitando de ver com maior nitidez tudo ao nosso redor. Com neblina, nada é visível claramente, tudo é acobertado e apenas com alguma luz incidindo sobre o que queremos ver, perceber, tocar, é quando conseguimos então discernir se é realmente o que pensávamos ser. Quando há neblina não conseguimos discernir nada muito além daquilo que nossos olhos conseguem ver o mais próximo possível, e sendo assim, nem mesmo conseguimos nos livrar do mal se apoderando de nós se deixarmos a neblina invadir nossas vidas, nosso corpo; dilacerando nossa existência e nos fazendo algozes de nós mesmos por pensamentos nebulosos, por feitorias duvidosas, por palavras incoerentes e negativas.

A neblina existe não apenas nos dias chuvosos, frios, gelados, úmidos - ficamos realmente mais propensos porque o tempo nessa época do ano nos deixa mais sombrios, mas reclusos. Ela se apodera da pessoa que não está alerta ao que está à sua frente, e num vacilo sem a pessoa perceber, invade seu pensamento, invade seu corpo, invade perigosamente sua alma e seu espírito deixando-a completamente tomada pela inércia de qualquer tipo de ação, tornando a pessoa escrava de toda a situação de toda sua vida. A neblina paira na pessoa que está desatenta do que está pronta a fazer de sua vida, ela invade a vida de quem está inseguro em relação a si mesmo e ao que ela pode ser e onde pode estar. A neblina toma conta de seu destino, porque assim ele, o destino, quer que seja, pois a pessoa assim se deixou ficar. 

Se a pessoa tem certeza absoluta - coisa rara de acontecer e se encontrar nos dias atuais - do que ela é, do que ela quer, ela consegue espantar a neblina, consegue fazer com que a névoa se dissipe e, por consequência, dar sequência à sua vida de realizações, alegrias e positividades. Mas não pense que a neblina foi embora pra sempre, um dia vai se aproveitar porque o inverno que há dentro da pessoa - sempre tem um momento de inverno, mesmo que a temperatura lá fora esteja quente, o inverno vem -, por qualquer motivo vai abrir a porta e ela vai tentar se apoderar de toda a alegria e toda satisfação que esteja a pessoa passando. 

Temos de estarmos sempre vigiando para não permitirmos, nos momentos de fraqueza, de descuido a neblina tome posse e não queira mais nos largar. Nos invada e se apaixona por tudo que somos, por tudo que temos e faz de nós um presidiário do seu amor mortal, e muitas vezes não nos damos conta da posse, pois continuamos agindo normalmente, sem disfarce aparente algum. Muitas vezes, as pessoas que nos rodeiam não conseguem perceber que há algo errado, porque a neblina interior nem sempre é exposta para outras pessoas verem, ela é sutil, a não ser que sejam pessoas muito íntimas, muito ligadas a ti e comece a avaliar e analisar teus atos, teus movimentos, tuas falas e então aja, sem comentar nada contigo, pois a neblina é esperta, furtiva e se disfarça de queridinha para se apoderar mais ainda de ti e até conquistar, convencer quem está tentando te tirar da nebulosidade. 

Para conseguirmos dissipar a neblina de forma a não voltar mais - meio difícil e complicado isso - temos que vigiar, orar e estarmos sempre alertas para todo e qualquer tipo de situação análoga, que parece ser normal, mas na verdade é uma total supressão da liberdade e pensamos ser o rumo certo a tomarmos, mas não é, é ela, sutil, sorrateira invadindo teu espaço, invadindo teu ser, tomando conta da tua vida e te fazendo escravo. Tudo isso feito e realizado por uma simples e modesta neblina que com apenas um foco de luz - pensam os ingênuos e inconsequentes -  conseguimos dissipá-la para seguirmos adiante. 

No mundo imundo de hoje, vê-se cada vez mais pessoas envoltas em neblina, da mais tenra neblina até a mais forte e torturante neblina, difícil, quase intransponível, disse quase, pois sempre há uma solução, a menos que seja seu destino que isso aconteça. Mas muitas vezes, mesmo sendo destino da pessoa, passar por neblinas fortes e até mesmo por todo tipo de neblina que possa existir, como provação para ver até onde vai sua crença, até onde vai sua firmeza de pensamento e a certeza de sua salvação. 

As pessoas estão envolvidas com muitas coisas nebulosas, nada esclarecidas ou esclarecedoras, mas temos que estarmos atentos e sabedores de que há sempre uma saída, por mais difícil que seja a situação, nossa vida pode ser clara, sem névoa, sem neblina alguma pairando sobre nós, basta querermos, basta acreditarmos e deixarmos que entre em nós essa força maior que nos fará fortes e certos de nossa vitória, pois assim Ele quer que seja.

E tu, caro amigo, cara amiga, já passou por alguma neblina na tua vida? Com certeza sim. Pense e analise esse tempo e o que pode ser feito para que não volte mais! As provações vão continuar acontecendo, com certeza, mas vais conseguir superar e sair vitorioso(a) de toda e qualquer neblina que surja à sua frente, em nome do Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO

DIA DO IDOSO

TRAIÇÃO