RETRABALHO
A palavra de hoje é muito aplicada no meio empresarial, em todos os setores, em todas as atividades, da função mais inferior na parte de baixo do organograma - gráfico que representa e apresenta a estrutura organizacional da empresa - chamada Nível Operacional até a parte de cima, o topo do gráfico chamada de Nível Estratégico, e tendo como recheio do sanduiche empresarial a camada intermediária o Nível Tático; cada nível com seus órgãos, setores, departamentos e grau de importância. Cada um com suas devidas atribuições e maneiras de desenvolver seus trabalhos. Tudo na empresa precisa ser planejado para que ocorra dentro das normalidades com objetivo de alcançar o lucro, sempre. Uma falha que é recorrente em praticamente todas as empresas é o retrabalho. Fazem planejamento de tudo mas esquecem, quase sempre, de programar as falhas, considerar os erros e principalmente conscientizar a todos, principalmente o Operacional a evitar o retrabalho. O retrabalho, como a própria palavra expressa, é fazer novamente, repetir, fazer tudo de novo, e isso é um dos maiores problemas, é um dos gargalos que a empresa enfrenta e muitos não se dão conta. Muitas empresas pecam pelo excesso de retrabalho por falta de um treinamento adequado, quando às vezes nem treinamento é dado, simplesmente jogam a criatura na frente de uma máquina, equipamento, utensilio, que seja, sem a mínima orientação ou pouca e adequada orientação de manuseio. Por isso pedem experiência, porque não querem investir, pensam que treinamento é perder tempo de ganhar, quando na verdade o treinamento - adequado, claro, não o meia boca, como se vê por aí - é a melhor forma de alcançar a melhor performance mais rápido de um novato na função. O treinamento adequado e correto dá mais conhecimento e com isso tranquilidade ao realizar suas atividades. Mas não entra na cabeça de muitos empresários que só querem ver resultados em cifras e não se importam, não percebem que apenas um detalhe faz com que todo um planejamento, muitas vezes bem feito, bem elaborado, vá por água abaixo, por não terem previsto as possibilidades, que estão à vista, pois não dão o devido treinamento. O retrabalho abrange tempo do que já foi executado, mais o tempo para limpar ou reparar o que foi feito errado, com problema para ser descartado e mais tempo para o refazer, de preferência de maneira diferente, porque refazer tudo como já foi feito e obtendo desastre, não dá. E o pior é que acontece. Em muitas consultorias que prestei serviço, em diversas áreas de atuação, percebi muito retrabalho e dei sugestões para que acabasse e mostrava para os empresários onde estava o vazamento do lucro. Muitos não concordavam, não conseguiam ver e acreditar, preferiam continuavam incorrendo no erro, e algumas, fechando logo em seguida. O retrabalho atrasa tudo em todos os âmbitos de nossa vida. Se não fizermos bem feito qualquer coisa que seja, na primeira vez - que é um dos princípios da Qualidade Total, que escreverei um dia sobre - teremos que refazer em um determinado momento, mas é certo que terá de ser refeito. Se não lavarmos a louça limpando bem os talheres, panelas, pratos e tudo o mais, quando formos usar perceberemos que estão sujos precisando lavá-los para poderem ser usados. Tempo desperdiçado, e passar vergonha sem necessidade, porque se tem uma visita na casa vai perceber a sujidade das coisas - até é bom, assim não comem nada e não há gasto com visitas - e vão sair falando mal, e falam, e com razão. Então, para evitar constrangimentos, vamos fazer bem sempre, para evitar qualquer contratempo e desagrado, nem com a gente mesmo. O resultado do retrabalho é igual tanto na empresa quanto na nossa vida do dia a dia, sem diferença nenhuma, sempre interferindo no resultado. Sabendo disso, porque não procurarmos a excelência no que fizermos? Vamos começar?
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