FOFOCA
Há uns três dias recebi um comentário de um poeta num dos meus textos, que escrevi aqui e o publiquei no Recanto das Letras, e então li alguns textos dele, poesias, e numa delas tinha a palavra fofocar, que me chamou atenção e até comentei pra ele, o poeta, que iria escrever sobre. Pois bem, aqui estou para escrever sobre a tal FOFOCA, que tanto atrapalha e até muda a vida de algumas pessoas.
Não é preconceito, nada disso, mas o que se tem como referência quando se trata de fofoca, é que partiu da boca e da ideia, pensamento, ou seja lá o que for, de alguma mulher. Mas, para amenizar o que escrevi, cito aqui as palavras que meu pai dizia sobre o assunto: "O HOMEM, QUANDO DÁ PRA SER FOFOQUEIRO, É PIOR QUE MULHER". E ele tinha razão, mas ambos, tanto o homem quanto a mulher, fazem fofoca a todo momento e de tudo que é assunto, porque na verdade, é um instinto do ser humano, falar dos outros, sem olhar para si mesmo, para o seu próprio rabo e nariz para os seus próprios problemas, para sua própria vida.
A Fofoca é um sentimento que as pessoas, pode-se dizer algumas, mas vou generalizar, dizendo que as pessoas tem porque tem algo dentro delas que não foi bem resolvido, que necessita falar dos outros algo que seria para si mesmo. A pessoa precisa falar de algo a alguém sobre alguém para conseguir se aliviar daquela tensão de estar apenas para si tal assunto, e precisa, urgentemente compartilhar - hoje em dia tudo é compartilhado, coisas boas e ruins - para que mais pessoas possam usufruir daquela fofoca, daquele assunto, nem sempre importante e necessário, mas para uma pessoa fofoqueira, ela transforma na primeira notícia do jornal na capa, tamanha a voracidade e ferocidade com que expele as palavras, com excessos de aumentativos e adjetivações para florear e tornar o assunto mais importante e a fofoca ser a melhor e assim, todos terem conhecimento. O objetivo do fofoqueiro é esse: todos tenham conhecimento dos assuntos de qualquer coisa que seja.
As pessoas fofoqueiras gostam de se esgueirar entre janelas, entre portas e pessoas, sorrateiramente e dissimuladamente para conseguirem obter alguma informação de algum assunto, de alguma pessoa, para poder transmitir imediatamente para outras pessoas e assim disseminar a fofoquice, disseminar o mal falar, disseminar até mesmo o ódio e o mal pensar sobre as pessoas, que muitas vezes até nem conhecem mas fazem questão de falar.
As fofocas surgem principalmente quando alguém que está se salientando em qualquer área incomoda as pessoas que não conseguem a mesma coisa e assim, são alvos, vitimas dessas criaturas que, na verdade, fazem fofoca por serem invejosas e incapazes de serem melhores.
As pessoas fofoqueiras fazem questão de saber de tudo da vida dos outros, de forma sutil, dissimulada e amigável, para depois saírem falando aos quatro ventos, e o pior, aumentando o assunto para se tornar mais interessante e mais volumosos para terem mais o que falar.
Uma fofoca bem disseminada pode acabar com a pessoa, tanto moralmente quanto psicologicamente, tanto pessoal quanto profissionalmente. As pessoas não se dão conta o quanto de mal estão fazendo por serem fofoqueiras. Consideram como natural e dizem ser apenas um papinho da vida dos outros sem maldade alguma. Mas a maldade já está feita a partir do momento que se fala de alguém pelas costas e coisas que possam denegrir a sua imagem.
Fazer fofoca também é falta de caráter. Fofoca parece ser algo simples, sem força alguma, sem intenção de fazer o mal; mas faz muito mal, tem muita força de disseminação do pensamento errôneo das pessoas que recebem a fofoca, da pessoa que espalha a fofoca e mais ainda de quem foi alvo da fofoca, portanto, não é nem um pouco simples, é até bem complexo e nada agradável - pelo menos não deveria ser, mas é o que mais se vê as pessoas fofoqueiras se deleitando, se gabando e propagando cada vez mais, como se fosse uma profissão honrada e digna de elogios, de coroa, de menções.
Fofoca é para os fracos de espírito e de alma. Fofocar é um vício. Fofocar é uma doença contagiosa. Fofocar é...O que tu pensas sobre fofoca? Tu te consideras um fofoqueiro de carteirinha ou fofoqueiro esporádico? Quem nunca fez fofoca (duvido que tenha algum)?
Comentários
Postar um comentário