PORTAS
Não lembro mais o que me fez colocar a palavra PORTA aqui no Blog para escrever sobre ela hoje. Realmente, acredito que teria esquecido. De qualquer forma, esqueci a origem. Devo ter lido algo - leio tanta coisa durante o dia - que realmente não lembro, mas gosto desta palavra e tenho muita coisa para falar sobre elas, as tais portas.
O que se sabe e se entende basicamente por PORTA, é que ela serve de acesso a algum lugar. É uma abertura numa parede, seja de que material for, até mesmo numa rocha, se fizerem um buraco, um túnel que dê acesso, saída, a algum lugar, pode ser chamado de porta. Pronto. É isso. Para irmos de um lugar a outro, temos que passar por um espaço chamado porta. Esses espaços também podem ser chamados simplesmente de acesso ou vão quando não houver impedimento a ir para outro lugar.
Comumente são chamadas de portas aqueles utensílios que se coloca nos vãos para separar os cômodos ou para impedirem o acesso da rua para dentro deles. As portas podem ser de madeira, de ferro, de alumínio, de pvc - são os materiais mais utilizados para confeccionarem as tais portas - que servem também, além de darem segurança e privacidade para os cômodos, como embelezamento, utensílio de decoração. Meu enfoque não é falar sobre essas portas. Elas tem suas utilidades, tem sua importância, mas não passa disso, enquanto que existem portas muito importantes em nossas vidas que precisam ser abertas, e às vezes, fechadas.
Durante a vida, desde o momento em que somos gerados, somos alocados em algum lugar, no caso, durante a gestação, no útero de nossas mães e quando chega o momento, temos que abrir a primeira porta que vai nos levar para uma vida onde encontraremos muitas e muitas portas, topos os tipos de portas, todas as formas de portas, todos os sentidos de portas. Enfrentaremos portas de abrir, essas normais que tocamos na fechadura, fizemos um movimento e a lingueta que a prende na esquadria, se encolhe e assim, ela se abre. Essas são as mais comuns, mais encontradas, portanto são as portas que mais teremos que abrir durante nossa vida, são as tais portas fáceis de abrir, que muitas vezes vão apenas nos abrir acesso sem acrescentar em nada, principalmente até a idade jovem. Na idade adulta encontraremos também as portas de correr, que são fáceis de manuseio, mas às vezes temos que impor mais força e jeito pois exige um encaixe. A vantagem da porta de correr é o espaço que ela permite ser usado pois não precisa deixar o vão do ângulo de abertura e assim ao a abrirmos, veremos mais oportunidade que ela nos proporcionará. Outra porta é a sanfonada, que no meu ponto de vista é a mais fraca de todas, pois com o curto tempo ela se estraga e assim não funciona mais, assim como tudo na vida que queremos economizar e acaba nos dando problemas, se despedaçam, caem, e assim nossa vida vai patinando, caindo. Outras portas existem e cada uma delas com suas características, vantagens e desvantagens, mas são todas portas que tem a mesma função: dar acesso, além de proibir ou coibir o acesso. Muitas vezes esses acessos são difíceis de serem transpostos, pois encontram-se fechados, lacrados de tal forma que precisaria de muita disposição e ferramentaria especial para abri-las. Existem muitas portas lacradas que encontramos durante nossa vida, por cada etapa da vida. Sempre encontraremos portas de diferentes tamanhos e diferentes utilidades, basta sabermos selecioná-las e as incluirmos no nosso projeto de vida.
Em várias palestras que dei, principalmente quando era em relação ao mercado de trabalho, aplicava uma dinâmica utilizando a porta do auditório, ou do salão e instigava, após um tempo falando sobre as expectativas que devemos ter em nossas vidas, a todos irem até à porta, cada um na sua vez, para abrir a porta e identificar, em ver o que tinha no outro lado da porta, e citava um ditado (não lembro mais de onde vem esse ditado, acho que é Tcheco) que dizia NÓS SÓ VAMOS SABER O QUE TEM ATRÁS DA PORTA, SE A ABRIRMOS E VERMOS O QUE NOS ESPERA. E assim eles abriam a porta e eu perguntava o que eles viam. Ali já percebia quem ia ter sucesso naquilo que queria e quem ia seguir na sua mesmice. A maioria dizia que via apenas o que estava ali exposto a eles, mas tinha alguns que viam um mundo de oportunidades, viam viagens, viam empregos, viam muitas coisas que eram os seus sonhos, suas vontades de um dia conseguirem. E era isso que eu queria. Para finalizar, eu falava sobre essa visão que todos nós temos que ter, além do que nossa capacidade ocular nos proporciona, temos que ver com o coração, temos que ver com a alma e assim viajarmos além do nosso mundo - eis o motivo porque sempre adorei ler, lia muito, agora voltei a ler; porque me permitia viajar sem sair de onde estava, criava meus mundos, meus cenários, meus personagens, minhas vestes meus eus, meus tudo.
As portas das nossas vidas estão aí para serem abertas, basta termos a iniciativa de chegarmos até elas e as abrirmos. Se não formos até elas e não tivermos coragem de abri-las, mesmo que saibamos serem difíceis, mas tudo tem um jeito de se fazer acontecer, então se familiarize, se aperfeiçoe, se mostre solicito e vá em busca dos recursos necessários para abri-las. Elas estão lá, esperando por ti. Muitas portas vão se fechar, vão ser lacradas diante de ti, mas não desmoreça, levante a cabeça e saiba que se uma porta se fechou é porque não era pra ser pra ti aquela porta, vá em busca de outra, e assim deve ser sempre. Desistir jamais, persistir sempre. É assim que devemos levar a vida, abrindo portas e fechando outras. Devemos sim, fechar algumas portas, não lacrá-las, apenas fechá-las - vai que um dia tenhamos que voltar para elas - para que nos deem uma chance de seguirmos um novo caminhar uma nova direção na vida. Nunca se lastime, nunca reclame se alguma porta que era sua favorita emperrou, não conseguistes mais ter acesso. Assim é a vida. Para seguirmos em frente, devemos abandonar muitas coisas que pensamos serem as melhores, mas nem sempre estamos certos e vamos nos surpreender a cada dia.
Que tal tu abrires as portas da tua vida? Sem medo, sem amarras, sem temores. Encara e vai em frente! Eu escancaro, eu as abro e convido para Ele entrar comigo e me acompanhar por todo acesso que estiver passando e seguindo. Faça isso também e verás o quão diferente vai ser tua vida com as portas escancaradas por Ele.
Comentários
Postar um comentário