CUIDAR

CUIDAR

Lendo agora o facebook, a palavra CUIDAR apareceu em algumas postagens por isso decidi escrever sobre ela me referindo ao seu significado, importância e tudo o mais que vier em minha mente, no meu pensamento. A palavra CUIDAR tem o significado de tomar conta, preservar, guardar, zelar – inclusive já escrevi sobre ZELO mas o enfoque foi outro -, enfim, cuidar tem muitos significados e usados de acordo com a ocasião. Cuidar exige que seja de alguém por algo ou alguém, pois só podemos dizer que cuidamos se for de algum objeto, de algum animal ou de alguma pessoa.

Cuidar como TOMAR CONTA, é assumir o compromisso de estar de olho, se ocupar, observar atentamente, de forma constante, sem titubear de algo ou de alguém. Esse termo tomar conta pode ser usado também de forma não muito boa: quando algo ou alguém invade a privacidade de uma pessoa espalhando particularidades e intimidades sem ter sido autorizado; quando o mato invade o jardim tomando conta e acabando com a beleza das flores e em várias situações, nesse caso, demonstrando que não houve o cuidado adequado para chegar a esse ponto.

Cuidar como PRESERVAR é ter a consciência de que temos a função de defender, conservar, proteger algo ou alguém de qualquer situação de perigo ou ameaça mantendo a integridade do que ou de quem se está preservando. Preservar é constantemente e adequadamente associada à natureza, porque devemos mais do que cuidar, mas preservar para manter o verde mais verde, o azul do céu mais azul bem como tudo que se refere a termos uma melhor qualidade de vida, do ar que respiramos, das águas que bebemos, da terra que cultivamos e nos dá o alimento da sobrevivência.

Cuidar como GUARDAR é sabermos de nossa obrigação de vigiar com esmero seja algo ou alguém para que nada de ruim aconteça; obrigação de armazenar, acomodar de tal forma que o objeto fique em perfeito estado de conservação; de tal forma que a pessoa sinta-se confortável e recebendo os devidos e necessários cuidados para manter seu padrão de vida – se com saúde ou doente, sempre conforme suas necessidades-; obrigação de esconder, ocultar, omitir para que esse algo ou alguém fique ou se mantenha incólume, ileso, intacto, inatingido para manter a sua integridade, como fazem os policiais e guarda-costas.

Cuidar como ZELAR é aplicar o extremo cuidado, juntando todas essas funções descritas, com a dedicação extrema para algo ou alguém. Não vou comentar mais pois já escrevi sobre zelo.

Uma profissão que cresceu muito nos últimos anos é de CUIDADOR(A) DE IDOSOS, porque cada vez mais os familiares estão ocupados e não podem dispensar os tantos cuidados necessários para seus entes que estão com necessidades de cuidados especiais, e também porque é comum as pessoas ficarem doentes por assumirem os cuidados que devem ser feitos por pessoas preparadas, especializadas e conhecedoras dos bons tratos a pessoas necessitadas. Essa pessoas que se habilitam a serem cuidadores, devem ter um perfil e terem a consciência de que a sua função é cuidar, zelar, preservar, guardar e fazer isso com dedicação, carinho, boa vontade e acima de tudo caráter, afinal uma vida está em suas mãos.  

Cuidar é responsabilidade de quem é responsável. Tu és capaz de cuidar de algo ou alguém?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRIDA PELA SOBREVIVÊNCIA

TRAIÇÃO

EVENTO